Alertas de desastre via SMS chegam ao Paraná

Brasília, 13/06/2017 - A partir de hoje (13/06), os moradores de cinco municípios do Paraná poderão se cadastrar no novo sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros. Os usuários de telefones móveis vão receber um SMS de alerta em caso de iminência de algum desastre natural. A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o País até o final deste ano. O serviço de alerta via SMS é custeado e operacionalizado pelas empresas de telecomunicações , sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Os municípios contemplados com o serviço de alerta serão: Prudentópolis (48.792 habitantes), Santo Antônio do Sudoeste (18.893 habitantes), Querência do Norte (11.729 habitantes) , Rondon (8.996 habitantes) e Salto do Lontra (13.689 habitantes).

Agentes - A implantação do projeto está a cargo da Anatel, operadoras de telefonia e Defesa Civil.

Informações - Os dados são do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios e a implantação do projeto está a cargo da Anatel, em parceria com a Defesa Civil e Ministério da Integração.

Mundo - Desde 2007, o Japão utiliza o serviço de alerta de desastres naturais. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes. (Com Asses. Imprensa da Anatel) #SMS #AlertaDesastre